1 – Coloque em uma panela a água, o sal e o vinagre. Leve ao fogo e, quando ferver, abaixe a chama de modo que a água fique em ebulição bem fraca.
2 – Coloque com cuidado os ovos de 2 em 2 na panela, tendo o cuidado para as gemas não estourar. Caso isso aconteça, prepare outra água. Deixe os ovos cozinharem por 1 a 2 minutos com a panela tampada para que o calor não se espalhe até que suas claras fiquem brancas e as gemas, ainda moles.
Dica: se quiser utilize uma frigideira pequena para fazer seus ovos poché e se necessário utilize aros de metal para que a clara não se espalhe.
3 – Tire os ovos delicadamente da panela utilizando uma escumadeira e coloque-os dentro de uma bacia com água e gelo para dar choque térmico e deixá-los bem firmes. Mantenha-os ali por 3 minutos. Retire-os, deixando escorrer toda a água. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Massa para Tempurá
4 – Numa tigela, coloque 300 g de farinha de trigo (ou farinha de tempurá, encontrado em lojas de produto japonês), 2 gemas, e aos poucos acrescente 300 ml de água com gás gelada (ou cerveja), misture muito bem com auxilio de um batedor de arame, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
5 – Envolva os ovos cozidos na massa com cuidado para não quebrar a gema e frite em óleo quente (180 graus) até obter uma textura crocante e levemente dourada. Escorra em papel toalha e sirva com salada verde e 50 g de farofa de bacon (ou 2 colheres (sopa) de ovas peixe temperados com sal, gotas de limão e molho de pimenta vermelho)
Dica: se não usar a massa na hora, mantenha-a na geladeira, isto faz que quando frite fique crocante e não encharque.
(Receita de Sergio Arno)