Modo de Preparo
MODO DE FAZER
1. Pique o chocolate e, numa tigela refratária grande, leve ao micro-ondas para derreter, fazendo pausas de 1 em 1 minuto para não queimar. Antes mesmo de estar totalmente derretido, misture bem. O calor do próprio chocolate faz com que ele amoleça os pedaços que ainda estão inteiros. Deixe esfriar.
2. Unte 4 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal: ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar.
3. Separe as claras das gemas. Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte as gemas, o rum e misture bem.
4. Na batedeira, bata as claras. Assim que começarem a espumar, junte a metade do açúcar; quando ficarem em neve, junte o restante. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.
5. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Atenção o truque aqui é não perder o ar incorporado às claras.
6. Coloque a massa nos ramequins e leve à geladeira por até 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200 oC ; coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Sirva com creme batido ou com sorvete.
Ingredientes
- 200 g de chocolate escuro (para mim, quanto mais amargo, melhor)
-
- 1 colher (sopa) de rum
-
- 4 ovos
-
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
-
- manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar