Primeiramente, tira as casca da abóbora e corte-a em cubos (quadradinhos). Em seguida, coloque a cal na água para dissolver, depois coloque os pedaços de abóbora dentro e deixe repousar por cerca de duas horas, assim os pedaços de abóbora irão ficar bem macios.
Escorra e lave bem os pedaços de abóbora em água corrente. Em uma panela, adicione o açúcar, a água, os cravos e a canela e leve ao fogo até que o açúcar seja dissolvido, depois junte os pedaços de abóbora e deixe cozinhar por 30 minutos, caso perceba que está com pouca água pode adicionar mais.
Retire do fogo e espere esfriar. Escorra os pedaços de abóbora em uma peneira, passe-os em açúcar cristal e deixe secar ao sol. Sirva.
Dica: A cal virgem deixa o doce cristalizado crocante por fora e macio por dentro.
Deixe a água ferver e coloque o sal amoníaco e o figo. Deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau e escorra. Deixe esfriar e coloque em um saco plástico. Leve ao freezer por 24 horas
Retire do freezer e ainda congelados, limpe-os em água corrente. Depois de limpos, coloque na panela de pressão e o açúcar por cima. Então coloque em fogo alto até formar fervura, em seguida, coloque em fogo baixo e deixe por mais 10 minutos.
Desligue e deixe a panela tampada por mais 3 horas. Coloque os figos em uma peneira e deixe-os escorrer bem (3 horas mais ou menos). Passe no açúcar cristal e coloque em um recipiente fechado
1°dia
Coloque o mamão de molho com o bicarbonato por 8 horas. Depois lave bem com água gelada e leve para cozinhar por 30 minutos, com o açúcar, 2 copos de água e o suco de limão.
2°dia
Cozinhe por mais 30 minutos.
3°dia
Cozinhe até dar o ponto de bala. Passe no escorredor de macarrão, coloque rapidamente na bacia e polvilhe com açúcar. Está pronto e fica uma delícia
Se possível deixe o ventilador ligado na direção da bacia quando for derrubar o doce e enquanto separa as balinhas.