Numa forma para pudim de alumínio (com ou sem camada antiaderente) coloque o açúcar (3 colheres de sopa) e leve ao fogo até o açúcar derreter e virar caramelo – em torno de 5 minutos em fogo médio. Mexa delicadamente para que o caramelo se espalhe por todo fundo da forma. Reserve.
Pique os pães. Se estiverem bem durinhos utilize uma faca para cortá-los. Isso ajudará na hora de bater no liquidificador.
Coloque os 2 ovos no liquidificador e bata bem por 3 minutos. Acrescente o leite, o açucar (8 colheres) e os pães e bata até que a mistura fique bem homogênea.
Vire a mistura na forma com o caramelo.
Asse em forno médio (180º) em banho-maria por 40 minutos.
Banho-maria: para preparar o banho-maria coloque água fervente em uma forma grande já dentro do forno (cuidado para não se queimar). Coloque a forma do pudim dentro da forma maior com a água fervente. Como esse pudim é pesado, coloque cerca de 5cm de água. Com pouca água o fundo da forma do pudim ficará apoiada no fundo da forma grande e a calda poderá ficar amarga (queimada).
– Desenforme somente quando o pudim já estiver gelado, leva cerca de 3 horas para gelar na geladeira;
– Se preferir uma massa mais consistente, acrescente mais 1 pão francês amanhecido.
– Você também pode acrescentar passas na massa já batida.
– Na massa já batida você também pode acrescentar cravos e canela;
– Para que gosta do pudim com um gostinho salgado, acrescente queijo ralado.
– Não se preocupe se o caramelo endurecer. Ao assar em banho-maria com a mistura do pudim ele ficará cremoso e formará a calda.