Essa receita de pudim de café é incrível! Eu, que nem gosto muito de doces com café, não consigo parar de comer esse pudim!
E o melhor – é super fácil de preparar! Nem vai ao forno nem nada – já que usa gelatina sem sabor.
Quem indicou essa receita foi uma amiga; a mãe dela, que cozinha super bem (e mora no interior, o que geralmente quer dizer que a pessoa sabe mesmo cozinhar bem, rs!), é quem faz esse pudim. Diretamente de Bariri para a cozinha do Lab, anotem aí e façam também esse pudim:
Primeiro faça uma calda de caramelo. Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar. Acrescente a água quente e mexa bem com uma colher de pau até os torrões de açúcar se dissolverem e a calda engrossar. Cuidado para não deixar muito tempo no fogo senão fica com gosto de queimada.
Forre uma forma de pudim com esta calda.
A receita pede 1 xícara de café (50ml) feito forte, então é preciso preparar o café.
Você pode fazer do seu gosto; eu passei o meu café utilizando 4 colheres de sopa bem cheias de pó de café para 1 xícara de chá de água.
A gelatina sem sabor deve ser dissolvida em água quente. Eu usei o microondas para dissolver. Dissolva BEM a gelatina. A minha dessa vez ficou mal dissolvida – dá pra ver uns floquinhos na foto do meu pudim. Não comprometeu em nada o gosto do pudim, mas teria ficado mais certo com a gelatina bem dissolvida.
Tendo tudo preparado, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar a mistura na forma forrada com a calda.
Deixe na geladeira até endurecer e desenforme.