Modo de Preparo
Por ser um pão com longa fermentação, o sabor do fermento vai embora, a massa não cai pesado no estômago e tudo isso faz com que a gente coma mais.
O interior dele por conta do iogurte é extremamente macio.
E a casquinha tenho uma boa técnica para desenvolver, vapor não tem jeito, precisa de vapor no forno!
Como não tenho um forno preparado para isso faço uma gambiarra que é perfeita para isso!
TÉCNICA DOS PÃES CASCUDINHOS:
– FORNO QUENTE, MUITO QUENTE!
Coloque seu forno em temperatura máxima aquecer pelo menos 30 minutos antes, não tenha dó desta etapa, quanto mais quente melhor!
– PÃES ENTRANDO AINDA EM FORNO QUENTE!
Não abaixe a temperatura quando colocar seus pães, deixe assim em temperatura máxima por 15 minutos, só diminua depois de passado este tempo que é o start, hora de seus pães darem aquele bum de crescimento!
– VAPOR
Uso este pulverizador manual que é perfeito aqui para nossa casa, forno aquecido, coloco os pães e com o borrifador preparado borrifo água por todas as paredes internas do forno por uns 30 segundos para formar o vapor, não se preocupe se cair um pouquinho de água nos pães, ela irá evaporar. Tome cuidado com o vidro da porta, alguns fornos não são temperados e pode ser perigoso esta etapa, então evite que caia água no vidro, foque nas paredes internas do forno e feche rapidamente.
Importante: Este processo precisa ser feito assim que o pão entra no forno, depois ou antes não adianta.
Se seguir certinho estas instruções sua casquinha ficará crocantíssima!
PÃO DE IOGURTE NATURAL
Pão macio com casquinha crocante, quer coisa melhor? E de <em>plus</em> o sabor amanteigado que o iogurte dá!
MODO DE PREPARO
- Em um bowl junte o fermento de garrafa, o iogurte, o mel e o sal e misture até dissolver.
- Vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo e mexendo bem com uma colher de pau, quando a massa começar a pesar transfira para a bancada e vá sovando e acrescentando aos poucos a farinha.
Pode ser que você não utilize toda a farinha, tudo vai depender da qualidade e da força dela, quando a massa estiver fácil de sovar no balcão e desgrudando da mão com facilidade pare de acrescentar.
- Volte sua massa para o bowl, tampe e deixe ela dobrar de tamanho, dependendo do clima do dia pode demorar de 4-8 horas se você estiver utilizando o fermento de garrafa.
- Dobrou de tamanho, tampe com plástico filme e leve a vasilha na geladeira, deixe na prateleira mais baixa por 24 horas, é isso mesmo, um dia inteiro dormindo na geladeira para o fermento fazer o papel dele e deixar seu pão mega fofo!
- Retire sua massa da geladeira passado 24 horas, divida a massa em 2 e com a bancada enfarinhada modele seu pão deixando ele bem firminho.
- Coloque em uma assadeira enfarinhada e deixe dobrar de volume em temperatura ambiente.
- Aqueça o forno pelo menos 30 minutos na temperatura mais alta que tiver, quando tiver aquecido coloque seus pães dentro e use o borrifador para gerar o vapor (como descrito lá em cima), feche o forno e deixe em temperatura alta por 15 minutos depois que o forno foi fechado,
- Passado os 15 minutos abaixe a temperatura do forno para média e deixe ele dourar (beeeem douradinho, não queremos que ele fique cru no centro).
- Assim que ele sair do forno pincele o óleo de coco sobre a superfície e espere esfriar antes de cortar.
NOTAS
Não tem ainda o fermento de garrafa? . Se quiser adaptar é só substituir a parte que diz nos ingredientes do fermento de garrafa por: 1 e 1/2 xícara de água e 1 colher de sopa de fermento seco instantâneo ou 35 gr de fermento fresco.
Ingredientes
- INGREDIENTES
- 1 e 1/2 xícaras (de chá) de fermento de garrafa (veja a receita clicando aqui),
- 225 gr de Iogurte natural
- 1 colher (de sopa) de mel,
- 2 colheres (de chá) de sal,
- 750 gr de farinha de trigo (eu uso sempre a Anaconda Premium para pães),
- óleo de coco ou manteiga derretida para pincelar.