CALDA:
1. Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.
2. Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.
3. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.
1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
2. Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja.
3. Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.
4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.
5. Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar.
6. Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).
7. Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.