Algumas pessoas não dão a devida importância ao processo de untar a forma de bolo e acreditam que ele pode ser feito de qualquer jeito. Porém, caso não seja feito de forma correta, o bolo além de grudar na forma pode esfarelar e quebrar na hora de desenformar.
Esse é o jeito tradicional mais utilizado para untar formas de bolo. Passe bastante margarina por toda a extensão da forma, junto com um fio de óleo, e polvilhe com farinha. É essencial que todos os lados da forma estejam untados.
Existem bolos que não levam farinha e, nesses casos, o processo de untar é diferente. Substitua a farinha pelo açúcar e prossiga o passo a passo normalmente.
Fique atenta: apesar de o açúcar formar uma casquinha crocante em volta, ele tem que assar menos tempo do que um bolo comum. Caso contrário, toda a casca do bolo sairá queimada.
Quem está fazendo uma receita de bolo light, a dica é untar de maneira leve também. Substitua a farinha de trigo por aveia ou farelo de trigo e prefira a margarina light.
A diferença de untar com margarina ou com manteiga está em sua composição. Há quem afirme que, como a margarina possuí mais água, corre mais riscos de o bolo grudar. Nesse caso, a melhor opção seria a manteiga. Porém, a dica é untar com os dois ingredientes. Para quem procura uma opção menos calórica, a manteiga é o ideal.