Muito conhecido no Nordeste, o bolo mole é uma receita muito prática – e gostosa – de um bolo que fica bem diferente. Ele não tem a textura fofa e macia dos outros bolos, fica bem compacto e cremoso, de consistência mais parecida com a de um pudim. Talvez por isso o pessoal aqui do Rio de Janeiro o chame de pudim de padaria (porque “de padaria” já não sei! Mas na padaria sempre tem). Na verdade, não tenho muita certeza se é exatamente a mesma receita com nomes diferentes, de repente o pudim de padaria tenha alguma detalhe que o diferencie do bolo mole. Nomes à parte, a receita a seguir é uma delícia e perfeita, absolutamente perfeita, para acompanhar um café preto. E nem dá trabalho, bolo prático que só. A gente ama.
Encontrei essa receita de bolo mole no blog Saboreando a Vida. Tenho a impressão que minha mãe fazia bolo mole sem leite condensado, mas essa versão com esse ingrediente fica mesmo muito gostosa. Fico devendo a receita sem leite condensado, para dias menos gordos.
As medidas da receita se baseiam na lata do leite condensado, uma medição bem caseira e prática, mas…e se você só tiver o leite condensado em caixa (como foi o meu caso)? Coisas da modernidade. Fiz a conversão aproximada das medidas dos ingredientes medidos na lata de leite condensado para ml e xícara. Além de cozinhar, fiquei fazendo conta. Amo, só que não. Usei as medidas já convertidas para preparar a minha receita e comprovei que os cálculos deram certo, a receita saiu como deveria. Sabe como converter a medida da lata de leite condensado?
*Achei que ficou gostoso com essa quantidade, mas se você prefere coisas menos doces pode diminuir a quantidade de açúcar ou até não colocá-lo, pois o leite condensado já é bem doce.
Coloque os todos os ingredientes no liquidificador, na ordem em que aparecem acima (os líquidos vão primeiro), e bata por 1 ou 2 minutos. Coloque essa massa líquida em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno baixo (180 °C) preaquecido por 50 a 60 min, até que o centro esteja firme. Para desenformar, deixe amornar e passe uma faquinha rente às laterais e ao cone central da forma, depois é só virar no prato.
Fiz metade da receita original. Para um bolo mole do tamanho de uma forma de pudim, dobre a receita dada. Para uma forma de bolo cheia, faça 3 receitas. Não precisa colocar no forno em banho-maria, o bolo mole / pudim de padaria original é assim mesmo, mas nada impede de caramelizar a forma – como se faz com pudim de leite – e assar em banho-maria, vi algumas receitas que eram assim, questão de gosto e do nível de praticidade desejado.
(Rende 1 bolo pequeno – metade de uma forma de pudim)