Pegue um pedaço de papel vegetal suficientemente grande para cobrir um tabuleiro retangular de aproximadamente 35cm. Trace no papel os contornos que simulem o pelo da girafa (para facilitar fazer os contornos com a massa branca). Cubra o tabuleiro com este papel.
Já deixe o forno pré-aquecendo a 180 graus.
Para a massa principal de chocolate:
Misture as 4 gemas, 15g de açúcar, 40ml de óleo, 60ml de leite e a essência de baunilha até incorporar. Adicione 70g de farinha e misture até que fique bem homogênea e lisinha.
ATENÇÃO! Retire 2 colheres de sopa da massa e misture com uma colher de chá de farinha trigo para a massa dos contornos. Reserve.
Acrescente o cacau em pó à massa principal, misture bem e reserve.
Para a massa branca dos contornos:
Em outra tigela, bata a clara com 2 colheres de chá de açúcar até ficar bem firme. Adicione a massa previamente reservada (2 colheres) e misture até que fique homogênea.
Com a ajuda de um saco para confeitar (vale um saco com um furinho também) trace os contornos por cima do papel vegetal, seguindo o desenho que você fez (lembre-se: a massa branca é para os contornos). Asse por 1 minuto, retire do forno e deixe esfriando. Esta etapa garante que quando despejar a massa principal por cima, ela não irá se misturar e o padrão da pele de girafa ficará evidente.
Finalizando:
Bata 50g de açúcar e as 4 claras até ficar bem firme. Misture na massa principal de chocolate aos poucos e suavemente.
Despeje a massa de chocolate lentamente no tabuleiro com os contornos de massa branca. Alise a superfície e verifique se está nivelada.
Asse por cerca de 15 minutos. Para testar o cozimento enfie um palito, ele deve sair seco. Em seguida retire o bolo imediatamente do tabuleiro para esfriar.