1: Comece pelo recheio
Refogue os miúdos do peru (coração, fígado e moela bem picadinhos e pescoço desfiado), com cebola, alho, pimenta, sal e azeite. Para ficar mais gostoso, acrescente ovo cozido, castanha de caju, nozes, amêndoas e o que mais desejar, tudo bem picadinho. Recheie o peru antes de colocar no forno. A maneira mais prática é fechar a abertura traseira com a ajuda de palitos e barbantes e rechear a ave pela abertura do peito.
2: Para ficar bem macio
A primeira etapa é assar bem a ave para que sua carne fique super macia. Coloque-a em uma assadeira grande e cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro, potencializando, assim, o calor. Deixe no forno médio (de 160ºC a 180ºC) por cerca de duas horas.
3: Casquinha crocante, sem ressecamento
A segunda etapa é dourar a pele do peru, evitando, porém, que ele resseque. Para isso, retire o papel alumínio, e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga. Encha a assadeira com água até a metade e leve de volta ao forno. Você vai precisar dar um “retoque” na manteiga e regar a ave com o caldo a cada 30 minutos até que o termômetro que vem no peru salte. Ao todo, essa segunda etapa leva, mais ou menos, duas horas.
4: Batatas com gostinho de peru
Aproveite o caldinho que se forma na assadeira do peru e acrescente algumas batatas cozidas cortadas ao meio em volta da ave, salpicando sal e pimenta por cima. Elas ficarão com gostinho de peru e servirão para decorar a travessa. Na hora de besuntar o peru, passe um pouco de manteiga nas batatas também e não esqueça de virá-las e temperar o outro lado! Alguns dentes de alho soltos e ramos de tomilho e alegrim ajudam a aprimorar o gosto.
5: Molho fantástico
Fazer o molho é fácil. Encha a assadeira “suja” de peru com água e leve ao fogão em fogo médio, raspando o fundo com uma espátula. A gordura vai derreter com o tempo e o molho vai encorpar. Para dar um toque diferente, você pode acrescentar um pouco de suco de laranja ou de espumante. Não se esqueça de coar antes de servir, em uma molheira!
6: Apresentação impecável
O apelo visual é responsável por 50% do sucesso de um prato. É sua apresentação que vai dar água na boca dos convidados e criar expectativa. Então, capriche na apresentação de seu peru. Coloque-o em uma travessa grande de inox e disponha as batatas e algumas frutas secas ao redor, regando tudo com molho. Ervas como alecrim e tomilho, além de gostosas, são ótimos recursos decorativos. Abuse delas!
7: Farofinha para acompanhar
Peru combina com farofa, certo? Aqui vai uma receita de farofinha perfeita pra acompanhar o prato. Refogue cebola e bacon em azeite em uma frigideira. Quando o bacon tiver liberado a gordura e a cebola estiver dourada e molinha, acrescente pedaços de azeitona e ovo cozido e acerte o sal e a pimenta. Para que fique mais natalino, você pode colocar também uvas passas ou ameixas. Acrescente a farinha de mandioca e um tico de molho do peru e mexa bem. Desligue o forno e acrescente um pouco de batata palha.
8: Arroz especial para completar
Para completar o prato, nada melhor que um pouco de arroz. E arroz de Natal tem que ter um toque especial, certo? Você pode fazer o arroz da sorte, que já ensinaram aqui no blog, ou, quando estiver cozinhando, acrescente lascas de amêndoas e mexa. Elas darão um toque diferente e gostoso, sem, porém interferir muito no gosto do arroz.
9: Cortando o peru com elegância
Por fim, aqui vai um vídeo em que meu ídolo, Jamie Oliver, ensina a cortar o peru de um jeito elegante e eficiente. Está em inglês e não tem legenda, mas nem precisa, né? As imagens são bem didáticas!