– Para a base: 160g de biscoito maisena – 80g de manteiga sem sal – 80g de açúcar refinado.
– Para o creme: 600g de cream cheese – 220g de creme de leite fresco – 120g de açúcar refinado – 3 ovos inteiros – Baunilha e zestes de limão (opcionais).
– Para a calda: 500g de morango – 200g de açúcar – Suco de 1 limão
*Para essa receita, usamos uma forma de 21cm.
– Tradicionalmente a base do Cheesecake é feita de biscoito, e usamos o de maisena por ter sabor neutro.
– Com um processador, processe os biscoitos com o açúcar até formar uma farinha bem fina. Em seguida, junte a manteiga em temperatura ambiente e misture bem.
Cubra o fundo de uma forma (de fundo falso) com papel manteiga, para que seja fácil retirar o Cheesecake depois. Preencha a base da forma com o biscoito, e certifique-se que está em uma altura considerável.
– Leve para assar de 10 a 15 minutos a 180 graus, ou até que o biscoito fique dourado. Essa etapa é fundamental para que a “farofa” se una, formando uma base regular e consistente. Reserve na geladeira.
– Para preparar o creme, misture o cream cheese para amolecer, junte o creme de leite fresco, e por último o açúcar. Em seguida adicione os ovos inteiros e misture até ficar homogêneo. Evite misturar em excesso e/ou bater a massa, para que não incorpore ar.
– Caso queira adicionar um sabor extra, baunilha e zestes (casca) de limão são ótimas opções.
– Despeje o creme sobre a forma com a base de biscoito e leve para assar a 150 graus por 2 horas. Para o sucesso de uma Cheesecake, a sua cocção feita da maneira correta é fundamental. Entendemos que um Cheesecake perfeito é absolutamente cremoso, e para atingir esse ponto, é imprescindível que a temperatura do fogo seja baixa.
– Em nenhuma hipótese o Cheesecake deve dourar, se mantendo com a superfície branca e lisa durante todo o tempo no forno. É normal que a massa “suba” um pouco, mas assim que retirar voltará ao normal.
– Quando o Cheesecake estará pronto?
Tempo é sempre relativo na cozinha, e é importante compreender isso. Fornos trabalham de diferentes maneiras, e na maioria das vezes oscilam de temperatura, o que pode mudar o tempo de preparo. Por isso, um termômetro dentro do forno para controlar a temperatura é uma ótima sugestão.
O ponto ideal e correto é quando o Cheesecake já está suficientemente firme, sendo perceptível ao inserir um palito ou balançar levemente. Se após as 2 horas ainda estiver liquida, deixe o tempo que for suficiente a mais.
Assim que retirar do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente, e só depois coloque na geladeira por pelo menos 6 horas.