Modo de fazer
1 Em uma vasilha grande, misture a farinha, o sal e o açúcar.
2 Vá acrescentando água e trabalhando a massa com as mãos até atingir uma consistência nem muito mole, nem muito dura.
3 Junte os ovos, o azeite e o fermento e trabalhe mais um pouco, até que a massa fique homogênea. Divida-a em 10 bolas – cada uma será uma pizza – e deixe descansar por 40 minutos (se preferir, divida em 5 bolas para fazer pizzas grandes).
4 Abra cada bola em um círculo com diâmetro cerca de 3 cm maior do que os 15 cm da pizza pronta. Faça uma dobra de 1,5 cm sobre a própria massa em todo o contorno, para formar a borda. Use os discos para fazer a pizza de sua preferência.
Se for assar em forno comum, siga as dicas a seguir:
Para a versão caseira ficar parecida com a profissional, asse a massa antes de recheá-la. “Preaqueça o forno e asse em temperatura máxima por 10 a 15 minutos, até ficar pronta, mas sem corar”, diz Paulo Mercatto. Retire, monte a cobertura e volte ao forno o suficiente para derreter o queijo ou esquentar o recheio.
Molho
O da pizza é cru. Bata no liquidificador tomates lavados e sem sementes, com azeite, sal e manjericão a gosto. Espalhe o molho sobre os discos já assados, antes de pôr o recheio e voltar ao forno.
Recheio
Garanta os básicos, mas ofereça uma cobertura surpreendente, como shitake. Na Mercatto, após dourar alho no azeite, os cogumelos fatiados são adicionados à frigideira e refogados com shoyu e vinho Frascati (tipo de vinho branco e seco).