Coloque a farinha e o sal numa bacia grande ou na bancada da cozinha e abra um buraco ao centro. Coloque a água nesse buraco e comece misturando com a farinha até virar uma bola de massa consistente.
DICA: Depois de amassar por 2-3 minutos confira o ponto da massa: se estiver muito seca e quebrando adicione um pouco mais de água. Se estiver muito seca, adicione um pouco mais de farinha.
Neste momento, se a sua massa estiver numa bacia, transfira-a para a bancada da cozinha. Abra a massa com um rolo, conferindo-lhe um formato retangular, como na foto.
DICA: Se a massa estiver grudando muito na bancada ou no rolo de massa polvilhe-a com farinha.
Coloque a manteiga ou margarina no centro da massa e dobre como na foto, levando as laterais da massa para o centro. Abra novamente a massa com o rolo conferindo um formato retangular.
DICA: Para que seja mais fácil incorporar a manteiga ou a margarina na massa este ingrediente deverá estar em temperatura ambiente e cortado em pedaços.
Volte a dobrar a massa do mesmo jeito que fez no passo anterior e abra novamente com o rolo. Repita esse procedimento por mais 1 ou 2 vezes para conseguir uma massa bem folhada!
DICA: Se a massa ficar muito mole durante este procedimento coloque-a no freezer por uns 15 minutos.
Depois do passo anterior sua massa folhada caseira está pronta! Use do mesmo jeito que massa folhada pronta, recheando com ingredientes ao seu gosto e assando no forno médio até dourar.
DICA: Para reservar a massa folhada embrulhe-a em plástico filme. Reserve na geladeira por 3 dias ou no freezer por até 1 mês.
•