1. A primeira e mais importante dica: usar o filtro solar diariamente, com FPS igual ou superior a 30 além de proteção UVA! A proteção solar é a melhor forma de prevenção de manchas, já que a pele durante a gestação fica mais suscetível aos efeitos da radiação ultravioleta! A única restrição se dá com os protetores solares que usam nanotecnologia, por possuírem nanopartículas cuja segurança para a grávida e o bebê ainda não está bem estabelecida .
2. Reaplicar o filtro solar a cada 3 horas pelo menos! Quem tem tendência a manchas não pode se satisfazer com somente uma aplicação diária, que não garante a proteção durante todo o dia! Além disso o uso de proteção solar mecânica (chapéu, roupas, óculos) é altamente recomendado !
3. Usar de preferência filtros solares com cor de base, que não só camuflam as manchas, melhorando o aspecto da pele, mas garantem maior proteção pois criam uma barreira a mais contra a luz visível .
4. Usar cremes clareadores permitidos na gestação! É mito achar que só por estar grávida não se pode fazer tratamento de pele! Existem vários produtos que podem ser indicados, que tem segurança na gestação. Claro que parte do bom senso indicar o uso de produtos com ácidos quando realmente necessário, evitando expor a gestante à qualquer risco. Por isso nada melhor do que seguir a próxima dica !
5. Ser acompanhada por um dermatologista de sua confiança! Ele é o profissional mais competente para juntar todas essas dicas na prática e avaliar seu caso, ajudando na escolha de um filtro solar e orientando quais cremes pode usar !
ATENÇÃO: quanto aos procedimentos estéticos, não são indicados lasers nem peelings na gestante, por apresentarem risco para o bebê ou não se saber exatamente o risco na gravidez! . Fonte: Dra. Adriana Isaac