Em uma panela de boca larga, ferva água com o sal. Quando estiver em ebulição, adicione a farinha de trigo de uma só vez.
Reduza bem o fogo e vá misturando devagar. Depois de 20 segundos, desligue o fogo e continue mexendo – a massa vai ficar pesada. Se usar batedeira, adote a velocidade mais baixa, com o misturador para massas pesadas.
Depois que a mistura estiver homogênea e levemente amarelada, sem grudar nas mãos, abra a massa sobre uma bancada de pedra ou uma superfície de inox. Com movimentos rápidos, espalhe a massa até ficar com cerca de 1 cm de altura. Cuidado para não queimar a mão, pois este procedimento deve ser feito com a massa ainda bem quente. Use uma espátula de plástico larga ou um rolo, para ajudar.
Deixe a massa aberta esfriar por cerca de 30 minutos, até atingir a temperatura ambiente. Retire-a da mesa (ela se solta facilmente) e modele os churros com um saco de confeiteiro com bico de estrias largas – elas são fundamentais para que a água da massa evapore, um churro sem estrias pode explodir na fritura e causar queimaduras.
Em uma panela com boca bem larga com cerca de 3 dedos de óleo, frite os churros de 2 a 3 minutos, à temperatura de 190ºC.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela.
Sirva com doce de leite ou doce de chocolate!