1 – Num processador coloque 1 cenoura média em cubos, 1 cebola média em 4 partes, 2 talos de salsão picado grosseiramente, 1 alho poró picado grosseiramente e 3 dentes de alho e bata até os legumes ficarem em pequenos pedaços. Coloque em uma peneira e esprema para retirar todo o suco dos legumes (reserve os legumes espremidos à parte). Despeje esse suco em um saco plástico e reserve.
2 – À parte coloque num pilão alecrim, manjericão e tomilho a gosto, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos, 2 colheres (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de azeite e, com o socador do pilão, amasse até obter uma pasta. Esfregue essa pasta em 4 pedaços de ossobuco e coloque-os dentro do saco plástico (com o suco dos legumes), junte 1 xícara (chá) de vinho branco seco e reserve na geladeira por 12 horas
3 – Numa panela de pressão aqueça ¼ xícara (chá) de óleo, coloque os pedaços de ossobuco marinados (reserve a marinada) e doure bem dos dois lados (+/- 15 minutos).
OBS.: Se não der para colocar os 4 pedaços de uma vez só na panela, doure dois ossobucos e depois os outros dois. Retire os pedaços de ossobuco dourados da panela de pressão e reserve-os.
4 – Acrescente, na panela de pressão, os legumes espremidos que ficaram na peneira e refogue-os rapidamente por +/- 30 segundos. Despeje na panela, o líquido da marinada dos ossobucos, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente, os ossobucos dourados, tampe a panela de pressão e, em fogo médio, deixe cozinhar por 25 minutos depois que pegar pressão.
5 – Retire a pressão da panela, abra-a e transfira os ossobucos para uma frigideira grande. Coe o caldo em uma tigela (reserve os legumes em uma peneira) e coloque na frigideira 2 xícaras (chá) do caldo coado (que se formou na panela) e deixe fervendo até reduzir um pouco (+/- 2 minutos).
6 – Veja quanto de caldo coado rendeu, complete-o com água fervente até ficar com um total de 5 xícaras (chá) de líquido (caldo + água fervente).
7 – Na panela de pressão coloque as 5 xícaras de líquido (caldo + água fervente), acrescente os legumes (da peneira), junte ½ xícara (chá) de vinho branco seco e deixe ferver.
8 – Assim que ferver, incorpore 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnarolli, tampe novamente a panela de pressão e deixe cozinhar por 7 minutos após pegar pressão. Apague o fogo, retire a pressão da panela, destampe e adicione 2 colheres (sopa) de manteiga gelada, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e mexa até obter um risoto cremoso. OBS.: Se for necessário adicione um pouco de água quente.
Sirva o ossobuco com o risoto, bem quente.